UNIDADE bauru

ensino fundamental - Anos iniciais

1º ao 5º ano

No Ensino Fundamental 1 - Anos Iniciais, o aluno é incentivado a adotar atitudes críticas, responsáveis, construtivas, autônomas nas diferentes circunstâncias da vida, utilizando o pensamento lógico, a criatividade, a reflexão, a intuição e o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões coletivas. Nosso corpo docente está em contínuo aperfeiçoamento para atualização e ampliação dos saberes e, utilizando-se da construção dos vínculos afetivos junto aos alunos, são agentes fundamentais no processo educativo.

 

infraestrutura

 

O prédio do Ensino Fundamental 1 - Anos Iniciais dispõe de espaços especialmente projetados para a faixa etária do 1.º ao 5.º anos, como Sala Hands On (Programa Maker + Programação),  Sala Bilíngue, Sala de Balé, Ateliê de Artes, Sala de Educação Musical. Os alunos também têm acesso ao Salão Nobre, Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática, Biblioteca, Quadra Aberta, Ginásio Poliesportivo, Playground e Parque de Areia (estes últimos exclusivamente aos 1.ºs anos). 

 

projeto pedagógico

 

Nossa abordagem pedagógica é o sociointeracionismo, através do qual o aluno constrói sua aprendizagem através da interação com o outro. Somos uma das primeiras escolas de Bauru que utiliza as metodologias ativas, práticas pedagógicas que tornam os alunos protagonistas do seu aprendizado. Como parceiro educacional, utilizamos o SAS - Plataforma de Educação, umas das mais modernas do Brasil. Em nosso projeto, os cinco anos que correspondem ao ciclo do Ensino Fundamental 1 foram divididos em estágios que respeitam o desenvolvimento fisiológico, cognitivo e socioemocional da criança.

 

ateliê de artes

 

Abordagem que propõe a expressão da criatividade, através do contato com diversas técnicas e materiais; pesquisa sobre a história da arte em suas diversas manifestações; pesquisa sobre os artistas, sua contribuição e contexto histórico. Propõe também aos alunos o desenvolvimento da percepção multisensorial para as diversas expressões artísticas.

 

educação musical

 

Nas aulas, propomos a sensibilização auditiva e a utilização da música para desenvolvimento psicomotor e percepção rítmica e melódica e enriquecimento do repertório musical dos alunos.

 

educação física

 

O principal objetivo é que a criança domine seu próprio corpo através do movimento. Trabalho com movimentos básicos e a percepção que se faz dos mecanismos sensoriais. Trabalho com diversas modalidades de jogos cooperativos e atividades em grupo visando o desenvolvimento de competências importantes para o convívio em sociedade.

 

recreação nos primeiros anos

 

Em parceria com as professoras dos 1.ºs anos, o educador físico trabalha para desenvolvimento das habilidades psicomotoras auxiliares na alfabetização.

 

programa bilíngue

 

Nossa parceria se dá com a International School, uma dos programas bilingues mais premiados do Brasil. Esta abordagem promove o ensino de inglês em consonância com a metodologia CLIL - Content and Language Integrated Learning. Desse modo, os alunos vivenciam conteúdos interdisciplinares e contextualizados com a idade e série, o que lhes permite desenvolver simultaneamente fluência e múltiplas habilidades.

 

tecnologia aplicada

 

Utilização da tecnologia disponível em sala de aula ou laboratório de informática como ferramenta de trabalho e pesquisa nos diversos campos abordados pelos conteúdos e vivência do cotidiano.

 

hands on

 

Oferecidas curricularmente, esta abordagem propõe aos alunos aulas que envolvem cultura maker e tecnologia digital.

 

biblioteca

 

Conta com um acervo diversificado e desenvolve projetos em conjunto com as professoras titulares de sala, contribuindo para o desenvolvimento do hábito e do prazer pela leitura, favorecendo o contato com diferentes gêneros literários.

 

atividades esportivas

 

O programa de atividades esportivas acontece no contraturno, oferecendo ao aluno a oportunidade de desenvolver-se nas diversas modalidades esportivas oferecidas.

 

arte e movimento

 

Oficinas especializadas de Educação Musical, Arte e Movimento compreendem as inteligências múltiplas e respeitam o momento em que o educando escolhe atividades específicas de sua preferência para desenvolvê-las, sendo elas: Voz, instrumentos musicais (flauta|violino|violão), Balé e Street Dance.