BATISTA BRASILEIRO
ACONTECE

UNIDADE: bauru - POR: BATISTA BRASILEIRO

REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?

Passado mais de um ano da sanção da Reforma do Ensino Médio pelo governo, dúvidas ainda pairam em relação às mudanças propostas e temos consciência de que ainda há muito o que fazer para atingir plenamente as exigências do Ministério da Educação. Tudo isso é compreensível, já que toda grande mudança demanda um tempo de adaptação. O novo Ensino Médio flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, muda a distribuição das 13 disciplinas tradicionais ao longo dos três anos do ciclo, dá novo peso ao ensino técnico e incentiva a ampliação de escolas de tempo integral. Ou seja, não dá para se adaptar de forma rápida a tantas mudanças.

O Colégio Batista Brasileiro, reconhecido por oferecer educação integral, sempre atuou para preparar o adolescente para a vida e para o mercado de trabalho – aspectos que são destacados na Reforma do Ensino Médio. Aqui, o aluno interage e participa do processo educativo por meio de discussões sobre temas atuais e pertinentes a sua faixa etária. Também já adotamos uma aprendizagem ativa, focada no desenvolvimento de competências com o objetivo de minimizar as barreiras disciplinares. Com isso, o aluno do CBB torna-se protagonista de sua aprendizagem. A característica do Ensino Médio em nosso Colégio é desenvolver a autonomia, a criatividade, a inteligência emocional e o pensamento crítico no aluno.

Oferecemos um ensino semi-integral, que já atende o número de horas exigido pela Reforma. Desde o início do ano letivo, incluímos na grade curricular três novas disciplinas: educação financeira, política e empreendedorismo. Com isso, vamos ajudar os alunos a terem ideia de como é o mercado de trabalho e atendemos mais uma das exigências da Reforma, que é fornecer ao aluno um direcionamento profissional já quando ingressa no Ensino Médio. Portanto, vários itens constantes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) já estão sendo desenvolvidos no CBB.

Outro importante passo tem sido a capacitação que estamos proporcionando aos professores para que se atualizem sobre as novas regras. Temos um corpo docente composto por professores com excelência e expertise comprovadas e com um diferencial muito importante: eles conhecem e convivem com os alunos desde que ingressam na escola, ou seja, detêm todo o histórico, o que permite realizar um trabalho mais próximo e atento a cada necessidade dos educandos. É certo que ainda há um caminho a percorrer rumo à totalidade da Reforma do Ensino Médio no País. Porém o mais importante é que o CBB, seguindo sua proposta de inovação, está se organizando e não ficará de fora de nenhuma das exigências do governo.

E o mais importante é que continuamos priorizando nossa parceria com a família, que a cada novidade é envolvida e atualizada. Assim, garantimos que as iniciativas aqui empreendidas nos permitirão continuar oferecendo uma educação de excelência, tornando o Ensino Médio mais tranquilo para que nossos alunos possam conquistar o que é realmente importante em suas vidas: o desenvolvimento integral.